HEPATITE AGUDA GRAVE

Hepatite Aguda Grave de Origem desconhecida

A hepatite é uma inflamação do fígado com múltiplas causas. Os agentes infecciosos mais frequentes são os vírus responsáveis pelas hepatites A, B, C, D e E. Quando a inflamação ocorre de forma rápida e abrupta, denomina-se hepatite aguda. 

A síndrome atinge crianças entre 1 mês e 16 anos. Os sinais e sintomas clínicos mais comuns são icterícia, vômitos, febres brancas, diarreia, náuseas, letargia (moleza). Menos comum são os sintomas respiratórios e febre.  

Todos os quadros com alterações de exames de laboratório (transaminases) acima de 500UI/L devem ser notificados para acompanhamento dos serviços de vigilância epidemiológica. É necessário descartar os outros tipos de hepatite viral (A-E), com exames apropriados. 

A causa continua desconhecida. Os vírus comuns causadores de hepatite não foram detectados em nenhum dos casos. Algumas crianças testaram positivo para SARS-CoV-3 e outras para adenovírus, mas sem uma correlação clara até o momento nos casos relatados. Não há associação conhecida com viagens e não há relação com vacinas para COVID, pois a maioria dos casos não tinham recebido a vacina. 

Pais e responsáveis, fiquem atentos! Crianças com sintomas de uma infecção gastrointestinal, incluindo vômitos e diarreia, associado à icterícia, devem procurar um serviço de saúde. 

 

Dúvidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Math Captcha
8 + 2 =